O Fato começa a publicar hoje uma série de matérias com base em uma entrevista de mais de uma hora realizada nesta quinta-feira, 26, com o prefeito eleito Mário Marcelo (PSD), que falou sobre como será o começo de sua gestão, a condução de temas de impacto na cidade e suas expectativas. Ao chegar para entrevista, o futuro prefeito relatou que já tem um cronograma de ações para todo o ano e que o planejamento será a base da administração. Nesta primeira matéria, trataremos de sua relação com o atual prefeito, Mauro Barcelos (PSD), que muitos acreditam que dará as cartas no governo que se aproxima, sobre como tratará a Câmara, que terá uma maioria de oposição, e o que já conseguiu de recursos antes mesmo de assumir, em encontros que teve com secretários estaduais e deputados após o resultado das eleições. Confira abaixo:
Questionado sobre dúvidas de parte da população de que o atual prefeito, seu padrinho político, terá influência no governo que se inicia no próximo dia 1º, Mário Marcelo foi taxativo ao dizer que a administração é dele e do vice, Mauro Apolinário, (Republicanos) e que isso será percebido já nos primeiros dias. “Meu grau de autonomia no meu governo vai ser 100%. O dr. Mauro não vai se envolver no meu governo. Logicamente se eu precisar tirar algumas dúvidas com ele eu vou tirar, com certeza, mas ele não vai se envolver no meu governo.” O prefeito diplomado diz que esse distanciamento começou já com o fim das eleições. “Após a eleição ele não envolveu e nem com a minha gestão não vai envolver. Vai ser um governo Mário Marcelo e Maurinho.”
Embora tenha conseguido 40% dos votos, Mário Marcelo não conseguiu maioria na Câmara, sendo que cinco dos nove vereadores estavam em chapas de oposição a ele. Sobre como fará para conseguir aprovar projetos, ele diz que isso se dará pela qualidade dos projetos apresentados. “A minha estratégia vai ser só projetos bons. Projetos que vão ser bons para a população. Esse vai ser o diferencial. Com isso, tendo projetos bons para a população, eu tenho certeza que a Câmara vai aprovar todos os projetos”.
Mário Marcelo diz que já conseguiu uma série de benefícios com reuniões que teve com deputados como dra. Graciela (PL) e Arnaldo Jardim (Cidadania), além de secretários estaduais. As conquistas, segundo ele, são em sua maioria ligadas à Saúde, uma das áreas que mais recebem críticas da população. “Hoje nós temos equipamentos para Saúde, concretos! Reforma de ESF, concreto! Temos verbas em custeio para aplicar na atenção básica e atenção especial.” Ele diz ainda que conseguiu verba também para o Conselho Tutelar. “Nós temos R$ 200 mil, que é para o Conselho Tutelar comprar um carro novo e reformar o prédio.” Para a Santa Casa, ele diz ter conseguido dois veículos e um para a Prefeitura que, espera, vai resolver o problema de transporte de pacientes. “Conseguimos equipamentos para a Santa Casa. Duas ambulâncias - uma UTI móvel, uma ambulância móvel - e uma van para a (secretaria de) Saúde, para levar para as viagens para Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, São Paulo.”
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 31°
ChuvaMín. 19° Máx. 28°
Chuva