Acontece Cinema

“O Menino e a Garça”: uma fábula bela e emocionante sobre o amadurecimento

Animação japonesa venceu quase todos os prêmios no ano passado e está disponível na Netflix

03/01/2025 09h15 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
“O Menino e a Garça”: uma fábula bela e emocionante sobre o amadurecimento

Logo de cara, percebemos que não se trata de uma animação tradicional: foi realizada em 2D, à moda antiga, com a participação de mais de sessenta desenhistas que se debruçaram sobre lápis e papel para criar esta emocionante fábula sobre o amadurecimento.

O enredo conta a trajetória de Mahito, que perde sua mãe aos 12 anos de idade, durante o incêndio de um hospital durante a Segunda Guerra Mundial. Na sequência, seu pai se casa com a cunhada mais nova e ambos se mudam para uma propriedade rural no interior do Japão. Ainda lidando com o luto por sua mãe e sozinho, já que o pai passa seus dias trabalhando em uma fábrica de peças bélicas para o exército nipônico, Mahito recebe constantes visitas de uma garça, que tenta levá-lo para o interior de uma torre abandonada construída por seu antepassado na propriedade da família. Relutante no início, vê-se coagido a aceitar a proposta da ave após o desaparecimento de sua madrasta.

Neste momento, acompanhamos o garoto em uma viagem fantástica para um mundo mágico, atemporal e cheio de simbolismos.

O diretor Hayao Miyazaki, considerado o grande mestre da animação japonesa, deixou sua planejada aposentadoria depois de um hiato de dez anos para o lançamento desta bela e complexa obra, quase autobiográfica.

Apesar de ser uma animação, não é destinada ao público infantil, longe, outrossim, de ser proibida às crianças. Os adultos aproveitarão com olhos mais maduros as imagens produzidas e toda a angústia do órfão durante sua jornada ao fantástico mundo no interior da torre.

No final, não há o aprendizado de nenhuma lição de moral, como comumente acontece nas animações tradicionais, mas é lançada ao ar uma reflexão para que possamos responder à pergunta que dá o título original ao filme, que, em tradução livre, significa “Como Você Vive?”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rogério Peterossi
Sobre Rogério Peterossi
Rogério Peterossi, patrocinense acolhido por Araraquara, filho de José Eimard de Andrade Freitas e Nilda Peterossi, funcionário público, apaixonado por filmes, que gosta de comentar sobre tudo o que assiste.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 03h06
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 30°

19° Sensação
1.26 km/h Vento
86% Umidade do ar
75% (0.48mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)

Mín. 20° Máx. 31°

Chuva
Sexta (24/01)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias