Acontece Guerra

“1917”: uma memorável aula de cinema

Uma única câmera segue os dois protagonistas durante todo o filme

07/02/2025 08h53
Por: Redação
“1917”: uma memorável aula de cinema

Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército britânico descobre uma emboscada construída pelos soldados alemães. Para evitar que todo o batalhão, composto de cerca de 1.600 soldados, seja pego de surpresa e dizimado pelos rivais germânicos, dois jovens recrutas recebem a perigosa missão de levar uma carta ao general inglês no campo de batalha, determinando um recuo estratégico.

Passando por rios enlameados, trincheiras cheias de corpos, tiroteios, ataques aéreos e terrestres e todo o azar de desventuras, os dois cadetes estão dispostos a pagar com a vida o sucesso da missão que lhes foi dada.

O enredo parece simples e realmente é. Para compensar, o esmero técnico abusa no preciosismo. Ângulos de câmera improváveis, batalhas tremendamente realistas e aquilo que merece o maior brilho do filme e o torna imperdível: suas duas horas foram filmadas em plano sequência. Segundo a Academia Internacional de Cinema esta técnica consiste na apresentação de uma cena sem cortes, a partir de uma única perspectiva e acompanhando toda uma ação, isto é, sem que os cortes de câmera sejam percebidos pelo espectador.

O filme foi vencedor do Oscar de melhor som, efeitos visuais e fotografia, além de ter sido indicado em outras sete categorias, o que só confirma o que acabei de dizer.

Há outros planos sequência memoráveis na história do cinema, como por exemplo, em Festim Diabólico, a cena inicial de Pieces of a Woman, Birdman e La La Land, mas fazer um filme de guerra, cheio de explosões, efeitos visuais e centenas de figurantes inteiramente com esta técnica de filmagem poderia ser considerado impossível, até o diretor Sam Mendes lançar esta verdadeira aula de cinema.

Apesar do tema central ser a guerra, há espaço para a emoção em algumas cenas, representada pela dupla de atores principais, que se protegem mutuamente dentro das maiores adversidades em sua improvável jornada.

Disponível no Pime Vídeo, quem tiver curiosidade, deve assistir também os bastidores da filmagem da cena final do filme, disponível no You Tube. É algo realmente inacreditável!

 

Confira o trailer oficial: 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rogério Peterossi
Sobre Rogério Peterossi
Rogério Peterossi, patrocinense acolhido por Araraquara, filho de José Eimard de Andrade Freitas e Nilda Peterossi, funcionário público, apaixonado por filmes, que gosta de comentar sobre tudo o que assiste.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 07h07
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

18° Sensação
1.3 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (10.04mm) Chance de chuva
Amanhã (21/03)

Mín. 17° Máx. 28°

Chuva
Sábado (22/03)

Mín. 16° Máx. 29°

Chuvas esparsas