Geral Vaticano

Papa Francisco tem infecção polimicrobiana

Vaticano diz que quadro clínico é complexo

17/02/2025 13h12 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Agência Brasil e Folha de Pernambuco
 Vatican Media/Divulgação
Vatican Media/Divulgação

 

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou a uma alteração no tratamento até então administrado.

“Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”, destacou o comunicado, publicado no perfil oficial do Vaticano no Instagram.

Ainda de acordo com a publicação, Francisco teve uma boa noite de sono, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de jornais. “Mantém o bom humor”, acrescentou o Vaticano.

O pontífice foi levado para a Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), para realizar exames e seguir com o tratamento de um quadro inicialmente identificado como bronquite.

 

O que é a doença

A infecção polimicrobiana é uma ação simultânea organismos como vírus, bactérias, fungos e/ou parasitas no organismo. Segundo reportagem publicada na Folha de Pernambuco, um estudo publicado na revista The Lancet apontou que a presença de um microrganismo gera uma abertura para outros microrganismos surgirem.

Os pesquisadores apontam, ainda segundo a publicação, que o vírus da gripe, vírus sincicial respiratório, adenovírus, vírus do sarampo são algumas das infecções que geram predisposição ao quadro de doença polimicrobiana.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.