Pelo menos 15 clientes de advogados de Patrocínio Paulista e de Itirapuã caíram ou foram abordados por golpistas no chamado Golpe do Falso Advogado. As informações são da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No golpe, uma pessoa se passando pelo advogado da vítima solicita pagamentos indevidos por honorários e taxas processuais. Cinco boletins de ocorrência já foram registrados na cidade e membros da Ordem se reuniram nesta quinta-feira (27) com o delegado Alan Lopes para discutir ações a serem tomadas.
Segundo a OAB-SP, que elaborou uma cartilha que pode ser acessada clicando aqui, os golpistas abordam clientes por meio de clonagem do WhatsApp do advogado, pela invasão do aplicativo ou usando números aleatórios, se passando pelo advogado ou por sua secretária.
O presidente da subseção de Patrocínio e Itirapuã, Bruno Couto Rosa, que também já viu seu nome cair no golpe, diz que tem orientados advogados e clientes sobre como proceder. “Aqui na nossa subseção, a gente está orientando os advogados a respeito de fazer boletim de ocorrência e passamos para nossa classe as medidas que vem sendo adotadas pela secional”, diz Bruno.
No mês passado, a secional de São Paulo da Ordem determinou uma força-tarefa de combate ao golpe, composta por Comissões de Prerrogativas, Fiscalização da Atividade Profissional, ouvidoria geral e advogados das 21 regiões administrativas da Seciona. Segundo a OAB-SP, na ocasião foram encaminhadas mais de 300 denúncias à polícia. A iniciativa abrange todo o estado no intuito de atender a advocacia, orientar clientes e reunir provas.
Bruno ressalta que o mais importante é que a população seja alertada. “A maior vítima aí é a população. Eles usam o nome dos advogados, se fazem passar por advogados e as pessoas acabam caindo no golpe passando dinheiro para esses golpistas como se fossem advogados.”
Tal alerta foi feito também pela subseção de Franca, onde uma cliente foi enganada e realizou um pagamento de R$ 30 mil, acreditando que a transferência era para cobrir custos processuais autênticos. Casos semelhantes têm sido registrados em toda a região, levando a OAB a reforçar os alertas e orientar a população sobre como se proteger.
“A entidade reforça que qualquer contato referente ao seu processo deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais do advogado contratado. Não realize pagamentos sem antes confirmar diretamente com seu advogado ou com o escritório responsável. Suspeite de mensagens via WhatsApp, e-mails ou ligações de números desconhecidos solicitando transferências bancárias e em caso de suspeita de golpe, procure imediatamente seu advogado e registre um boletim de ocorrência”, ressalta a presidente da OAB Franca, Luiza Gouvêa.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 29°
Chuvas esparsas