Acontece Comédia de Erros

“Relatos Selvagens”: filme argentino surpreende na forma e no conteúdo

Filmado em seis episódios, está disponível no Max Prime

28/02/2025 13h41 Atualizada há 3 semanas
Por: Rogério Peterossi
“Relatos Selvagens”: filme argentino surpreende na forma e no conteúdo

Certamente, vocês já viram a foto que ilustra este artigo ou, então, um videozinho que termina com esta cena trágica. O que poucos sabem é que foi extraído do surpreendente filme argentino Relatos Selvagens.

A surpresa do roteiro é que, ao invés de um longa-metragem, são exibidos seis curtas independentes entre si, com um tema em comum: a vingança.

Pois bem, vamos a um brevíssimo resumo das seis estorinhas:

 

-       um inocente flerte durante um vôo mostra uma improvável coincidência entre o casal e os demais passageiros do avião;

-       uma garçonete reconhece um cliente que destruiu sua família no passado;

-       uma trivial discussão de trânsito na estrada toma rumos inimagináveis;

-       ricaço faz de tudo para livrar o filho de ser descoberto como o verdadeiro responsável pelo atropelamento de uma mulher grávida;

-       engenheiro todo certinho tem acesso de fúria depois de ter o carro rebocado no dia do aniversário de sua filha;

-       noiva descobre traição do futuro marido durante a festa de casamento.

 

Ao contrário do que comumente ocorre em obras feitas em episódios, em que uns se destacam e outros apenas preenchem espaço e tempo, aqui, nenhum episódio é ruim, pelo contrário, todos são excepcionais e trazem crítica social, violência, tragédia e, porque não, até romance.

O maior ator argentino da atualidade, Ricardo Darín, estrela o episódio do carro guinchado com tanta naturalidade, que nos colocamos facilmente na pele dele.

Aliás, todos os contos mostram situações corriqueiras, que poderiam acontecer com qualquer um de nós e, mesmo encontrando as soluções mais absurdas, sentimos uma certa satisfação no final.

O filme foi lançado comercialmente em 2014 e achei que a obra ficou muito mais interessante na tela da TV. Não há monstros, grandes efeitos de som ou imagem, tudo é muito simples. A criatividade do roteiro supera todas as expectativas.

Talvez, o diretor Damián Szifron tenha sido um verdadeiro visionário, numa época em que canais de assinatura e streaming ainda engatinhavam.

Assistir este filme é o mesmo que sentar com amigos em um bar depois do expediente: ouvir (ou ver) causos divertidos e, no fim da noite (ou do filme), ir pra cama relaxado e pronto para uma boa noite de sono.

Confira o trailer:

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Judceia Maria Fermiano Há 2 semanas Morro da Fumaça, SCExcelente filme!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rogério Peterossi
Sobre Rogério Peterossi
Rogério Peterossi, patrocinense acolhido por Araraquara, filho de José Eimard de Andrade Freitas e Nilda Peterossi, funcionário público, apaixonado por filmes, que gosta de comentar sobre tudo o que assiste.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 10h07
25°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 28°

25° Sensação
1.28 km/h Vento
62% Umidade do ar
100% (10.04mm) Chance de chuva
Amanhã (21/03)

Mín. 17° Máx. 28°

Chuva
Sábado (22/03)

Mín. 16° Máx. 29°

Chuvas esparsas