Uma nevasca tóxica atinge a Argentina e qualquer um que é tocado pelos flocos da neve morre instantaneamente. Junto com esta tragédia natural, o sinal de internet, aparelhos eletrônicos e energia elétrica deixam de funcionar.
Neste cenário caótico, um grupo de amigos está reunido jogando baralho e bebendo. Sem nenhum tipo de contato com o mundo externo, eles se dão conta da dimensão do perigo tarde demais, somente após um deles sair para a rua para ajudar um vizinho e ser irremediavelmente atingido pela neve tóxica e morrer. Tudo o que eles sabem, é por intermédio do que vêem na janela do sobrado onde estão reunidos e abrigados.
Um dos amigos se vê obrigado a sair da casa para procurar sua filha e, todo paramentado e protegido, tem a dimensão do verdadeiro apocalipse instaurado, vendo corpos jogados ao chão, carros acidentados e quase nenhum ser, humano ou animal, vivo.
Estes parágrafos descrevem o primeiro episódio desta série argentina baseada em quadrinhos de ficção escritos na década de 1950, que os fãs ansiavam pela adaptação para as telas.
Todo este cenário caótico é apenas o início do fim. A cada novo episódio, outros elementos são inseridos no ambiente já terrivelmente comprometido e causa uma comoção extrema de quem está assistindo. Afinal, desgraça pouca é bobagem e o fim parece inevitável.
Como toda boa produção argentina, o astro Ricardo Darín não poderia faltar. No papel do pai à procura da filha, ele mostra, apenas com olhos azuis à mostra no vidro de uma máscara de gás, medo e emoção, ao mesmo tempo que indica algo misterioso em seu passado, com visões estranhas que lhe passam aos olhos nos momentos de tensão.
O roteiro traz também uma dicotomia interessante da psique humana: no início dos trágicos acontecimentos, a única reação de todos é baseada no egoísmo e autoproteção, chegando a saques a mercados e postos de gasolina com o único intuito de salvar-se a si mesmo e sua família. Passado algum tempo, inexplicavelmente, um sentimento de solidariedade se abate sobre os sobreviventes, que, a partir de então, procuram se unir para a busca da salvação comum de todos.
A fotografia é belíssima, mostrando pontos turísticos da capital portenha debaixo de uma intensa camada de neve.
Escrever mais do que isso vai estragar a tensão e desvendar alguns mistérios que aparecerão nos seis episódios da série. Com cerca de cinquenta minutos cada um, dá para assistir todos em um final de semana.
E que venha a segunda temporada!
Confira o trailer:
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