Acontece Arte

Dois Dedos de Prosa e um Parmo de Risada será apresentado nesta sexta no Centro Comunitário Maria do Rosário

Erlon Figueiredo e Paulo Gimenes apresentam o mundo caipira de forma irreverente

15/05/2025 19h28 Atualizada há 1 mês
Por: Pablo dos Santos Pinto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro Comunitário Maria do Rosário vai ser palco de um resgate da cultura caipira nesta sexta-feira. Com irreverência e um texto leve, os artistas Erlon Figueiredo e Paulo Gimenes encarnam os personagens Beto Braquiária e Tiãozinho Timbete no espetáculo Dois Dedos de Prosa e um Parmo de Risada. Após o espetáculo, haverá ainda a apresentação de um show do grupo Trica Pé. As apresentações estão programadas para começarem às 20h30.

Com entrada gratuita, a peça é resultado da Lei Aldir Blanc, que incentiva produções culturais na cidade e mistura teatro, piada, música, proza, humor ácido, mas ao mesmo tempo, ingênuo. A ideia é agradar a todas as idades, uma boa oportunidade para famílias que queiram rir, pessoas que têm relação afetiva com o interior e vida rural e idosos que se identificam com os causos e o jeito de falar. A dupla se apresentou em março no Programa do Ratinho, no SBT, agradando bastante os jurados.

 Erlon, que é patrocinense, fala sobre se apresentar na cidade. “Fazer esse espetáculo em Patrocínio representa muito mais do que uma simples apresentação. É um reencontro com as raízes. Levar ao público patrocinense o humor da dupla Beto Braquiária e Tiãozinho Timbete é valorizar a cultura caipira, resgatar tradições do interior e celebrar a sabedoria popular com afeto, reverência e autenticidade.”

 

“Para nós artistas, se apresentar em Patrocínio, é como prozear no quintal de casa, com gente que entende, vive os mesmos causos, sotaques, modo de falar. É uma troca genuína. Isso leva à risada, memória. Remete um carinho que reconhece as histórias contadas no palco. Mas do que entretenimento, esse espetáculo é um gesto de pertencimento e preservação cultural.”

Erlon Figueiredo

   

Sobre a iniciativa, pouco comum na cidade, o artista ressalta que é a oportunidade de criar uma cultura de apresentações artísticas na cidade. “A verdadeira riqueza de atrações como essa está em levar cultura e alegria a quem nunca teve acesso — e que isso se torne rotina em Patrocínio Paulista, porque todo mundo merece rir, se emocionar e se reconhecer no palco da nossa própria história. É reconhecer que cultura também é cuidado, inclusão e pertencimento. Em cidades como Patrocínio Paulista, adotar esse lema significa investir em um futuro onde a arte e a cultura são direitos e presença constante — não privilégio. É dizer, com ações, que todo cidadão importa e merece ser tocado pelo que há de mais humano: o riso, a emoção, a memória e o encontro.”

A peça será reapresentada no dia 24, na Praça da Igreja São Sebastião, na Avenida Diamante. Confira um trecho da apresentação da dupla:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patrocínio Paulista - SP

Patrocínio Paulista - São Paulo

Sobre o município
Notícias sobre a cidade
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 17h06
25°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 27°

24° Sensação
1.81 km/h Vento
32% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Domingo (22/06)

Mín. 15° Máx. 29°

Tempo nublado