Acontece Ficção

“A Avaliação”: ficção ou realidade futura?

Estreia do Prime Vídeo mostra uma possível realidade advinda das mudanças climáticas

21/05/2025 09h57
Por: Rogério Peterossi
“A Avaliação”: ficção ou realidade futura?

Em um futuro não muito distante, o planeta Terra perdeu seus recursos naturais, a ponto dos governos determinarem o sacrifício de animais domésticos pela falta de suprimentos para seu sustento.

Outra medida adotada é um rígido controle de natalidade, em que apenas 0,1% dos casais foram selecionados para a continuidade da espécie. Ainda assim, para a aprovação do projeto de uma fertilização extra-útero, os  candidatos a pais devem se submeter a uma criteriosa avaliação durante uma semana, com uma avaliadora estatal se mudando para a residência dos pretendentes e submetendo-os aos mais diversos testes, não muito convencionais e, às vezes, até constrangedores.

O casal Mia (Elizabeth Olsen) e Aaryan (Himesh Patel) parecem ser perfeitos para a missão da paternidade. Ele, um cientista que desenvolve um projeto para a criação de animais domésticos hiper realistas por meio de inteligência artificial. Ela, uma bióloga pesquisadora de alimentos que possam se desenvolver em territórios inóspitos. Ambos, bem realizados financeira e emocionalmente, vivem em uma mansão tecnológica, com muito espaço para receber uma criança e criá-la.

A chegada da avaliadora Virginia é a última etapa do processo que pode render-lhes o sonho da paternidade. Sua decisão é definitiva e absoluta e os testes aplicados… Só assistindo para descobrir.

Menciono apenas um deles: um jantar organizado com convidados escolhidos a dedo, composto por familiares afastados e relacionamentos anteriores dos aspirantes a pais e, para piorar, a avaliadora se travestindo da filha nada simpática do casal.

Os três protagonistas apresentam atuações de destaque. Mas a oscarizada por A Garota Dinamarquesa, Alicia Vikander, beira a perfeição. No papel da avaliadora, com aparência sisuda e usando seus dotes corporais de dançarina para simular uma criança birrenta, quando aparece na tela, preenche todos os cantos em uma interpretação explosiva.

Apesar de ser uma obra ficcional, não é loucura pensar que o tenebroso futuro retratado seja uma realidade próxima.

Quem viver, verá.

Confira o trailer:

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rogério Peterossi
Sobre Rogério Peterossi
Rogério Peterossi, patrocinense acolhido por Araraquara, filho de José Eimard de Andrade Freitas e Nilda Peterossi, funcionário público, apaixonado por filmes, que gosta de comentar sobre tudo o que assiste.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 17h06
25°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 27°

24° Sensação
1.81 km/h Vento
32% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Domingo (22/06)

Mín. 15° Máx. 29°

Tempo nublado