Acontece Artigo

Começou a melhor temporada: festas juninas ou festas caipiras?

07/06/2025 13h17 Atualizada há 2 semanas
Por: Nainôra Freitas
Começou a melhor temporada: festas juninas ou festas caipiras?

O que é ser patrocinenese? As pessoas nascidas em Patrocínio Paulista são conhecidas como patrocineneses. Mas, o que isto significa?   Esta coluna propõe refletir um pouco a respeito da cultura, da identidade, daquilo que nos move, da cultura como modo de vida.

 

Tradicionalmente no Brasil o mês de junho é dedicado as festas juninas, celebrações trazidas pelos portugueses dos santos: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João no dia 24 de junho e São Pedro no dia 29 de junho.

Festa boa tem reza, tem fogueira, tem dança, muita comida, levanta o santo no mastro, solta foguete, pula fogueira descalço, tem casamento caipira, quadrilha, dentre tantas outras tradições.

Estes santos são celebrados em Portugal até os dias atuais com grandes festas como no Brasil.  As celebrações juninas possuem tradições milenares e algumas estão relacionadas em Portugal com a fertilidade e as colheitas. Por isso, encontramos a fogueira, na noite mais longa do ano, o solstício de inverno para nós e o dia mais longo da Europa, o solstício de verão.

As fogueiras também estão relacionadas com o sol nascente, com rituais que levam a afastar os maus espíritos e celebrar a fertilidade para algumas crenças. Em outras, como para os católicos, significa o nascimento de João Batista, batismo de fogueira em homenagem a São João.

Em Portugal, assim como no Brasil é uma festa celebrada na Igreja, nas ruas e nas casas, em que se juntam os membros da comunidade ou os parentes para celebrar o santo devoto. No Brasil, ela acontece em galpões, escolas, nas ruas, nas praças, nas fazendas, em salões de festa, dentre outros locais mais domésticos, nas casas com as famílias e uns poucos amigos.

Ainda temos na região de Patrocínio Paulista, festas nas fazendas que rezam o terço, erguem o santo, acendem fogueiras e em alguns locais o padre celebra até missa.  Estas tradições mudaram muito e algumas festas juninas são realizadas para angariar fundos em função de alguma obra ou uma necessidade da comunidade, com uma mediação simbólica dos santos juninos.

Algumas festas são pura diversão, não mantém o costume da reza do terço, não levanta o santo no mastro, ocorre apenas com a parte social da festa, com danças, comidas, bebidas típicas e recebem o nome de festa caipira.  De qualquer maneira, festa é festa, junina por que ocorre em junho, mas às vezes elas começam em maio e se estendem até julho.

O fato é que os santos são tão populares que as festas estão carregadas de simbolismos, mas aquecem o coração e mais ainda as vendas de inúmeros produtos no comércio.

 A comida, ah!! Sobre ela conversamos outro dia, pois é um capítulo à parte. (continua no próximo número)

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Marli AmaralHá 2 semanas Patrocínio Paulista Amo os festejos juninos, quadrilha, forró, decoração e especialmente as comidas típicas.
Fernanda Há 2 semanas Ribeirão Preto Muito bom!
Monica MarunoHá 2 semanas RIBEIRÃO PRETOQue gostoso saber de onde vem nossa cultura junina! O Brasil carrega nuances de muitos lugares do mundo!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nainôra Maria Barbosa de Freitas
Sobre Nainôra Maria Barbosa de Freitas
Patrocinense, apaixonada por história e cultura como modo de vida, com um olhar atento sobre o mundo.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 17h06
25°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 27°

24° Sensação
1.81 km/h Vento
32% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Domingo (22/06)

Mín. 15° Máx. 29°

Tempo nublado