Humm!! Que delícia! Se tem um período do ano em que a boca enche de água é este. Tem quermesse para todo lado, festa junina com os amigos e parentes, na rua, nas casas, nos galpões, nas igrejas, nas escolas.
Mas festa boa: tem muita comida. Então vamos lá! As comidas aqui relacionadas são encontradas nas festas juninas de Patrocínio Paulista – SP e região. As comidas podem variar de um lugar para o outro. Mas as clássicas estão identificadas.
Vamos começar com o milho: tem pipoca (doce e salgada), broa, canjica, milho assado na brasa, milho cozido, bolo de fubá. Algumas festas têm até curau e pamonha. Já pensou que delicia!!
Festa junina tem muito amendoim, a nossa leguminosa genuinamente brasileira. Ele vem salgado ou doce. Começamos com o pé de moleque, bolo de amendoim, amendoim doce, amendoim salgado, a paçoquinha, meu Deus! Derrete na boca e trazem uma leveza de doce que é especial para adoçar a vida.
Festa boa tem biscoito de polvilho, sequilhos, pão de queijo, bolo de mandioca, bolo de milho, de fubá, com ou sem goiabada, bolo de fubá com queijo e até outros bolos como o de cenoura com cobertura de chocolate. O importante é ter um bolo ou as roscas, aquelas caseiras cobertas de açúcar ou coco.
Mas é festa junina, hoje em dia, tem outras comidas como cachorro quente (pão com molho de salsicha), buraco quente (pão, o filão ou pão francês recheado com carne), pão de queijo com pernil, mandioca com calabresa, pastéis, dentre outras iguarias que também encontramos nas festas regionais.
Festa boa não pode faltar os caldos, como caldo de mandioca (com calabresa, bacon, etc..), caldo verde, canja de galinha, caldo de mocotó...
A estrela das sobremesas é a canjica doce com amendoim e a fartura dos doces em pedaços, de leite, de abóbora, cocada, batata doce. Que pena que os docinhos de batata roxa desapareceram das festas e quando encontramos é um produto industrial na maior parte das vezes.
As festas juninas para nós que vivemos abaixo dos trópicos, ocorrem durante o inverno, por isso, tomamos quentão, vinho quente, chocolate quente, café, chás ou alguns mais animados, um trago de cachaça. Afinal é preciso esquentar para poder dançar até raiar.
Mín. 11° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 26°
Tempo limpo