O músico, arquiteto e artista visual Erlindo Morato lança em todas as plataformas digitais seu terceiro álbum autoral, “Trilhas de Minas”, nesta sexta-feira (27/06). O trabalho sensível e poético costura as suas memórias afetivas entre Franca (SP) e Minas Gerais com canções, músicas instrumentais e desenhos do próprio artista, feitos com lápis de cor e tinta nanquim. O show de lançamento será no mesmo dia, às 20h, no Teatro Anália Franco da Escola Pestalozzi, em Franca, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade.
Na fronteira entre São Paulo e Minas Gerais, Franca é uma cidade conhecida por ser meio paulista e meio mineira, ponto de encontro entre a cultura e a economia dos dois estados. Neste novo projeto, Erlindo Morato resgata suas lembranças da infância entre os territórios que moldaram sua trajetória de vida e arte.
“Na letra da canção que dá nome ao disco eu falo sobre o visual deslumbrante das serras e montes de Minas, que eu tinha (e ainda tenho), quando ia (e ainda vou) lá pelos lados do Jardim do Éden, Palma e Panorama. É a minha percepção quando olho para a bela paisagem de Minas, a partir desses bairros de Franca, uma cidade ‘mineira’”, diz Erlindo Morato.
Com 14 faixas inéditas, entre canções e músicas instrumentais, “Trilhas de Minas” é uma evocação a Minas Gerais, com uma visão subjetiva da região que circunda Franca. Cada música nasce de vivências reais e lugares simbólicos: as montanhas de Claraval, onde se inicia a Serra da Canastra; os vales de Sacramento e a cidade de Conquista.
“Há citações musicais destas cidades que me são afetivas, pois frequento desde criança e me remetem a meu saudoso pai e aos meus filhos. Também me recordo de alguns locais aqui de Franca que ia com eles, já há algum tempo. O álbum é uma viagem interior para o exterior, resgates, buscas alhures ou perto, nos mares de Minas”, relembra o músico.
Com versatilidade, o artista viaja ainda pelo seu “mundo mineiro encantado”: as músicas vêm acompanhadas por um encarte digital com desenhos próprios, feitos com lápis de cor e tinta nanquim, remetendo às paisagens e recordações da infância.
“Os desenhos com lápis de cor, técnica um tanto esquecida, mas nem por isso tão fácil, são o meio de expressão que tenho hoje espontaneamente e vislumbram uma época de vivência com familiares, principalmente com meus filhos, e diversas outras situações da minha vida. Herdei esse dom do meu pai, que também desenhava um pouco”, diz Erlindo, que o homenageia no disco.
A música “Viços, Rios e Vergéis” faz referência ao livro “Vergéis do Rio Grande”, de Agnelo Morato (lançado em 1986), uma ode a Minas e que também inspirou o desenho da capa de “Trilhas de Minas”, assinada por Erlindo.
O álbum transita entre o jazz, a música erudita e a sonoridade regional brasileira, com forte inspiração no movimento Clube da Esquina. A gravação contou com a parceria especial de Marcos Prado, nos arranjos e na produção musical.
No show de lançamento, nesta sexta-feira (27/06), às 20h, no Teatro Anália Franco da Escola Pestalozzi, Erlindo se apresenta acompanhado de Marcos (violão, guitarra e voz) e dos músicos Fernando Diniz (voz), Wainer (teclados), Edmilson (baixo) e Daniel Ribeiro (bateria). Os desenhos do artista serão projetados na tela, ilustrando o cenário. A apresentação contará com recursos de acessibilidade - intérprete de Libras e audiodescrição das imagens projetadas.
Para Erlindo, “Trilhas de Minas” transcende sua espiritualidade. “Vislumbro figuras como Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento, com suas curas e o jasmineiro, que plantou em seu colégio há mais de 100 anos, e o médium Langerton Neves da Cunha, no lugarejo de Peirópolis (distrito rural de Uberaba/MG), onde também realizava curas, todos especiais, medicinais, infinitesimais”, finaliza o músico.
O lançamento do disco “Trilhas de Minas”, de Erlindo Morato, prevê ainda três apresentações musicais inclusivas, em duo com Marcos Prado, em instituições de Franca: no Lar de Eurípedes, que presta assistência a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social; na Caminhar - Associação de Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral, instituição que oferece atendimento especializado para pessoas com deficiências múltiplas; e na Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos, com divulgação de material promocional em Braille, garantindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo e à programação do evento.
“Trilhas de Minas”, que foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através da Prefeitura Municipal de Franca, vai além do entretenimento. “Não apenas valoriza as tradições e raízes culturais locais, mas também promove um diálogo inclusivo, ressaltando a importância da música como ferramenta de inclusão e expressão”, diz Claryssa Pádua, produtora executiva e coordenadora do projeto.
SERVIÇO
Show de Lançamento do CD “Trilhas de Minas” - Erlindo Morato
Data: Sexta-feira (27/06)
Horário: 20h
Local: Teatro Anália Franco da Escola Pestalozzi - Rua José Marques Garcia, 197 - Cidade Nova - Franca/SP
Recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e audiodescrição
Entrada gratuita
Pré-save: https://linktr.ee/erlindomorato
Mín. 11° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 26°
Tempo limpo