Baseado em fatos reais, o roteiro nos apresenta a Shaun, um garoto inteligente, vidrado em ciências matemáticas, filho de pais separados e criado na periferia. Sua mãe acumula três empregos para manter o filho na escola e longe de más influências.
Até que sua vida vira de cabeça para baixo: seu pai é condenado à prisão perpétua, suspeito do assassinato de duas mulheres.
O menino cresce acreditando na inocência do pai, mas a demora do julgamento acaba por prejudicar as provas e a condenação é inevitável.
É neste período turbulento que Shaun adota o sobrenome da mãe e se transmuta em Robert Peace, um promissor aluno da prestigiada Universidade de Yale, que conta com o apoio de seus professores para ingressar em uma pós-graduação, sofre com o preconceito dos colegas e mantém oculto o passado criminoso de seu pai, apesar de ainda estudar uma maneira de tirá-lo do cárcere.
O responsável por levar para as telas a história de um jovem brilhante que vive o dilema de continuar seus estudos ou arranjar dinheiro, ainda que de maneira não muito convencional, para pagar os custos de um bom advogado para seu pai, é o ator britânico Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escuridão, em seu segundo trabalho atrás das câmeras e também na pele de Skeet, o pai de Rob.
Apesar da pouca experiência nos bastidores, a direção é competente, sem se embrenhar no dramalhão, mantém o foco na dúvida cruel enfrentada pelo protagonista, não só pelo rumo que deve tomar na sua vida, mas também pela possibilidade do ato criminoso de seu pai ter realmente ocorrido.
O novato Jay Will é o responsável por encarnar Rob Peace adulto e, em seu primeiro papel como protagonista, entrega uma atuação forte e comovente.
Participam do elenco, também, duas divas pop, Mary J. Blige e Camila Cabello, nos papéis da mãe e da namorada de Rob.
Temas como racismo, lealdade e gratidão são mostrados sem exageros, como parte da ambientação natural do gueto e de seus moradores, bem como do esforço para que a vizinhança tenha um futuro mais promissor.
O roteiro retrata Rob, mas bem que poderia ser qualquer Zezinho ou João da periferia de qualquer lugar no mundo.
Confira o trailer do filme:
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 13° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo