Acontece Drama

“Rob Peace” mostra a escolha de um jovem: seguir os estudos ou ajudar o pai?

Comovente história de um menino genial está no catálogo da Netflix

30/04/2025 10h09 Atualizada há 3 semanas
Por: Rogério Peterossi
“Rob Peace” mostra a escolha de um jovem: seguir os estudos ou ajudar o pai?

Baseado em fatos reais, o roteiro nos apresenta a Shaun, um garoto inteligente, vidrado em ciências matemáticas, filho de pais separados e criado na periferia. Sua mãe acumula três empregos para manter o filho na escola e longe de más influências.

Até que sua vida vira de cabeça para baixo: seu pai é condenado à prisão perpétua, suspeito do assassinato de duas mulheres.

O menino cresce acreditando na inocência do pai, mas a demora do julgamento acaba por prejudicar as provas e a condenação é inevitável.

É neste período turbulento que Shaun adota o sobrenome da mãe e se transmuta em Robert Peace, um promissor aluno da prestigiada Universidade de Yale, que conta com o apoio de seus professores para ingressar em uma pós-graduação, sofre com o preconceito dos colegas e mantém oculto o passado criminoso de seu pai, apesar de ainda estudar uma maneira de tirá-lo do cárcere.

O responsável por levar para as telas a história de um jovem brilhante que vive o dilema de continuar seus estudos ou arranjar dinheiro, ainda que de maneira não muito convencional, para pagar os custos de um bom advogado para seu pai, é o ator britânico Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escuridão, em seu segundo trabalho atrás das câmeras e também na pele de Skeet, o pai de Rob.

Apesar da pouca experiência nos bastidores, a direção é competente, sem se embrenhar no dramalhão, mantém o foco na dúvida cruel enfrentada pelo protagonista, não só pelo rumo que deve tomar na sua vida, mas também pela possibilidade do ato criminoso de seu pai ter realmente ocorrido.

O novato Jay Will é o responsável por encarnar Rob Peace adulto e, em seu primeiro papel como protagonista, entrega uma atuação forte e comovente.

Participam do elenco, também, duas divas pop, Mary J. Blige e Camila Cabello, nos papéis da mãe e da namorada de Rob.

Temas como racismo, lealdade e gratidão são mostrados sem exageros, como parte da ambientação natural do gueto e de seus moradores, bem como do esforço para que a vizinhança tenha um futuro mais promissor.

O roteiro retrata Rob, mas bem que poderia ser qualquer Zezinho ou João da periferia de qualquer lugar no mundo.

 

Confira o trailer do filme:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rogério Peterossi
Sobre Rogério Peterossi
Rogério Peterossi, patrocinense acolhido por Araraquara, filho de José Eimard de Andrade Freitas e Nilda Peterossi, funcionário público, apaixonado por filmes, que gosta de comentar sobre tudo o que assiste.
Patrocínio Paulista, SP
Atualizado às 03h06
15°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

15° Sensação
2.61 km/h Vento
75% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/05)

Mín. 13° Máx. 28°

Tempo nublado
Quarta (21/05)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo